Ambientes Preparados para Crianças nas Férias

Esse texto já foi lido5637 vezes!

Estamos passando as férias de final de ano com meus pais e minha avó. Já estamos há 4 dias juntos em um apartamento: 5 adultos e duas crianças de 4 e 2 anos. Chove. Nesse post vou mostrar como minha esposa criou alguns ambientes para tornar o espaço mais preparado para as crianças.

Muitas pessoas viajam no final do ano e ficam em casas de parentes, casas alugadas ou hotéis, e raramente nos lembramos de olhar para o ambiente e perguntar: “O que podemos fazer para aumentar a autonomia das crianças ou para criar espaços que as estimulem?”

Depois que fizemos o curso de Educação Ativa com a Margarita Valência, sempre que chegamos em algum lugar, procuramos preparar o ambiente para as crianças, dentro dos limites do lugar e sem gastar dinheiro. É importante notar que todos os espaços estão integrados ao dia a dia da casa. As crianças nesta idade gostam de estar perto de onde estamos.

Vejam abaixo o que fizemos. Espero que estimule sua imaginação para criar espaços ainda mais preparados para suas crianças.

Aumentando a autonomia: acesso a água e frutas

Água e frutas sempre acessíveis

Água e frutas sempre acessíveis

Usamos uma bacia virada ao contrário, um pano, uma jarra de plástico e um copo de vidro para criarmos um espaço que as crianças podem acessar a qualquer momento em que sintam sede ou fome. No começo elas ainda nos chamaram pedindo água, mas depois de três vezes entenderam onde ficava a água e que poderiam pegar a hora que quisessem.

 

Aumentando a autonomia: mesa de jantar

Altura boa na mesa de jantar

Altura boa na mesa de jantar

Ano passado compramos  dois apoiadores para café na cama e criamos o espaço de almoço e jantar para as crianças com eles, mas esse ano não deu mais certo pois eles cresceram. Então utilizamos algumas almofadas para que eles pudessem sentar à mesa conosco sem precisar pedir para subir e descer da cadeira. (Vocês vão ver mais abaixo como reutilizamos os mesmos apoiadores)

 

Aumentando a autonomia: pia do banheiro

Lavar as mãos sozinhos

Lavar as mãos sozinhos

Por coincidência minha filha acabou de entrar aqui no quarto e me mostrar suas mãos cheias de tinta e disse: “Vou lavar as mãos. Essa tinta sai fácil.” Nem precisei parar de escrever esse texto para ajuda-la, pois a cadeira estava lá no banheiro e ela pode lavar as mãos sozinha.

 

Espaço estimulante: artes e massinha

Espaço para soltar a criatividade

Espaço para soltar a criatividade

Os apoiadores de café na cama viraram mesinhas para desenhar e para brincar de massinha. É um cantinho bem protegido onde ninguém passa, mas que está completamente integrado com a sala, portanto as crianças não ficam isoladas em um quarto.

 

Espaço estimulante: leitura

Espaço das histórias

Espaço das histórias

Aqui estão os livros que eles trouxeram de casa e alguns livros que ganharam nas férias. Meu pai é o primeiro a acordar, então quando meu filho acorda, vai direto pedir ao avô para lerem livros juntos.

 

Espaço estimulante: coordenação motora fina

Brinquedos para montar

Brinquedos para montar

Aqui colocamos alguns jogos que eles usam para montar casinhas, torres, etc.

 

Espaço estimulante: coordenação motora grossa e liberação de agressividade

Liberar a agressividade jogando pedras de forma segura

Liberar a agressividade jogando pedras de forma segura

No dia que não choveu, levei as crianças a uma pracinha aqui perto. Coletamos algumas pedras e brincamos de atirar pedras no lago. É uma ótima brincadeira, especialmente se seus filhos demostram necessidade de atirar coisas.

Espero que as férias de vocês estejam ótimas. Mandem fotos de como vocês prepararam os ambientes nas férias e eu vou postai-las na página do Facebook do Conexão Pais e Filhos para que mais pais tenham ideias de como preparar os ambientes para as crianças.

Abraços!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *